Usando Emacs
Desde que comecei a programar eu pulei de editor para editor (sempre usando com mais frequência o VIm), mas nunca parei para me aprofundar de verdade no uso de nenhum deles. Alguns meses atrás eu decidi me dedicar a resolver esse problema e desde então tenho usado diariamente o Emacs.
Por que o Emacs? Pelo mesmo motivo que me levou a aprender Zope e Plone: tem muita gente realmente boa usando o Emacs, o que significa que algo de bom ele tem. Além disso o Emacs é multiplataforma, o que é importante pra mim, já que pretendo voltar a usar Mac OS X em breve.
Logo que voltei a estudar o Emacs eu assisti o screencast Meet Emacs, do PeepCode.com (altamente recomendado, aliás), o que me ajudou muito. O screencast apresenta os principais comandos, major / minor modes, color modes, eshell, ido-mode, textmate.el, vc-mode (para controle de versão), magit (para usar git) e vários outros recursos interessantes.
A coisa mais útil do screencast, na verdade, foi apresentar o Emacs Starter Kit. O ESK é um diretório de configuração para o Emacs (.emacs.d) cheio de major e minor modes muitos úteis e vários defaults melhorados. Vale a pena testar.
No github existe uma grande variedade de forks do Emacs Starter Kit; eu mesmo mantenho meu .emacs.d como um fork desse projeto. O meu fork adiciona algumas coisas interessantes como o yasnippet (com snippets variados para Python, Ruby e outras linguagens) e o whitespace.el (muito útil pra programar em Python).
O Emacs é muito flexível. Abrir diversos buffers lado a lado, fazer commits, verificar sintaxe, fazer diffs e funções como a jump-to-symbol do ido-mode sem dúvida me proporcionaram uma maior produtividade. O contraponto disso é que é fácil ficar “perdendo tempo” personalizando o .emacs.d e brincando com elisp :-).
No geral estou bastante satisfeito com a minha escolha de editor. Pretendo me aprofundar mais e assim melhorar minha produtividade - afinal de contas um dos requisitos para entrar no estado de “flow” é usar bem e intuitivamente as ferramentas que mais usamos.
No meu delicious tem alguns links interessantes sobre Emacs: http://delicious.com/dirceu/emacs.